Loading...

10 DICAS PARA DEIXAR OS LIVROS SEMPRE CONSERVADOS


A Biblioteca Irmã Efigênia vem hoje compartilhar com vocês um pouco dos cuidados que temos com nossos livros para que  o acervo dure por mais tempo e possa ser partilhado com o maior número de pessoas.
Fiquem atentos e coloquem em prática com os seus também!

*********************************************


1 – O livro deve ser constantemente manuseado.
O virar das páginas oxigena o material e impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças. Folheie rapidamente e cuidadosamente o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.



2 – Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos ou encapados em papel pardo.



O saco plástico impede a respiração adequada do papel. E o papel pardo gera mais dano do que benefício ao livro, por ser de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida).

3 – Faça uma vistoria anual.


Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.

4 – Armários e estantes devem ser arejados.



Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas. Deixe sempre um espaço entre estantes e parede, ela pode transmitir umidade aos livros, e com a umidade, surgem os fungos.

5 – Prefira estantes de metal.

Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros. Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.

6 – Não use clipes.

O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel, prefira sempre marcadores de página.

7 – Guarde os livros retos na vertical.
Nunca guarde livros inclinados, aparadores podem mantê-los retos. Caso deixe-os na horizontal, não ultrapasse o limite de 4 livros empilhados. Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins. Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.

8 – Luz do sol direta nem pensar.


O sol desbota e entorta as capas.

9 – Higiene.
Lave e seque as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro. Nunca se alimente perto dos livros. Use pano pouco umedecido com uma mistura de  água, álcool e bicarbonato de sódio para limpar as capas dos livro.

10 – Reparos


Evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação. Além disso,  não utilize fitas adesivas tipo durex e/ou fitas crepe para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez e provocam manchas irreversíveis onde aplicados.


Créditos das informações:   Site da livraria Leitura -  http://leitura.com/10-dicas-para-deixar-seus-livros-sempre-conservados/
Notícias 4248661423446740035

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Notícias por E-mail