Literatura e realidade no trabalho com o oitavo ano!
http://biblioteca.cfimaculadaconceicao.com.br/2016/08/literatura-e-realidade-no-trabalho-com.html
Lançado em 1997, o livro Depois daquela viagem
traz um tema inquietante que deve ser
discutido, o quanto antes, pela família e pela escola: prevenção contra a
transmissão do vírus da AIDS.
Com linguagem descontraída, própria dos jovens, a autora Valéria Piassa Polizzi trata, também,
durante a narrativa, de assuntos sempre atuais que permeiam a realidade dos
adolescentes, tais como ficar ou namorar, o despertar da sexualidade e a
angústia na preparação para o vestibular.
O livro vem cumprindo, há 19 anos, sua missão de ajudar
nessa polêmica discussão sobre o soropositivo e o preconceito que enfrenta na
sociedade. Além disso, a história dá esperança renovada àqueles que, depois de
contrair a doença, pensaram que seu tempo havia acabado.
Traduzido para o italiano, alemão, austríaco e espanhol,
esta primeira autobiografia escrita sobre a história do HIV publicada no
Brasil, já vendeu mais de 300 mil exemplares.
Queridos alunos do 8º ano, não se esqueçam de deixar o
comentário de vocês após a leitura do livro, combinado?
Achei muito bom pois nesse livro retrata e nos mostra como é uma vida de uma pessoa que tem hiv positivo,e mostro todos os preconceitos que a nossa população tem nos dias de hoje.
ResponderExcluirE nos mostra que devemos usar proteção para não contrair tal doença...
Matheus Pimentel Soyer
Achei muito bom pois nesse livro retrata e nos mostra como é uma vida de uma pessoa que tem hiv positivo,e mostro todos os preconceitos que a nossa população tem nos dias de hoje.
ResponderExcluirE nos mostra que devemos usar proteção para não contrair tal doença...
Matheus Pimentel Soyer
PARA MIN O LIVRO E BOM E NOS MOSTRA A VIDA DA ALTORA E AS DIFICULDADES QUE ELA PASSOU POR TER HIV POSITIVO E ELA MOSTRA AOS LEITORES COMO AS PESSOAS DE HOJE TEM MUITO RACISMO E PRECONCEITO COM AS PESSOAS QUE TEM HIV POSITIVO.
ResponderExcluirMarcos Viggiano turma:801 N:20
O livro na minha opinião é um livro muito interessante e rico em conteudo, o livro trata do assunto da aids que é muito interessante para os adolecentes,o livro mostra como se previnir a aids e a forma de contrair-la.O livro gera bastante discurssão e é um livro otimo
ResponderExcluirLucas Valle 802 21
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu achei o livro muito interessante, pois com uma abordagem descontraída Valéria consegue compartilhar sua experiência e falar sobre o HIV e AIDS.Com uma linguagem informal, ela consegue interagir bastante com os jovens e até mesmo encorajar pessoas que passam pela mesma coisa a pedir ajuda.
ResponderExcluirAdorei o livro, ele tem um estilo jovial e é indicado para os adolescentes, principalmente por estarmos nessa fase de transição.Com certeza eu leria esse livro novamente.
Letícia Ferreira-18
turma: 802
Neste livro Valéria nos ajuda a compreender a realidade de uma pessoa com AIDS e suas dificuldades que vão muito além da doença em si,englobando também o preconceito. Trabalha com a conscientização sobre a prevenção da AIDS,sempre destacando a importância desse fator.
ResponderExcluirAlém da doença o livro é permeado por momentos reflexivos,o que o torna ainda mais especial.
“Depois daquela viagem" é realmente muito bom!
Stella Andrade-802
Número: 30
Nesse livro conseguimos perceber as dificuldades na vida de quem tem AIDS, a reavaliação na vida da autora Valeria Polizzi. Vemos o preconceito que essas pessoas com a doença sofriam e também conseguimos perceber que ,graças a inovação da tecnologia, hoje existem muitos tratamentos diferentes para a doença,e que a pessoa doente pode levar uma vida normal e feliz.
ResponderExcluirEsse livro nos faz refletir sobre muitos momentos em nossa juventude,e nos conscientiza sobre a prevenção da AIDS.
Júlia Carolina-802
Número: 12
Esse livro além de contar a verdadeira face da AIDS, ensina que nem nos momentos mais difíceis podemos desistir e também para que não sejamos preconceituosos com as pessoas, pois não sabemos o que ela passou ou passa. A Valéria conseguiu transformar a mente de todos que leram o livro dela, por ser uma pessoa descontraída e simples, ela realmente conseguiu passar a mensagem que queria atraves dessa obra, pois particularmente, ela mudou o meu conceito sobre a Aids.
ResponderExcluirO que mais se destacou, além da doença, foi o fato dela querer conscientizar os jovens a se protegerem e a nunca desistirem de suas metas. Foi uma das leituras que mais gostei de fazer, o livro é tão descontraído, que não se vê a hora passar quando se está com ele.
"Depois Daquela Viagem" é uma obra incrível, já indiquei para várias pessoas e espero poder rele-lo novamente.
-Ana Luiza Alvarenga Barbosa 01
-802
O livro é bastante interessante pois conta a historia de uma menina que tem AIDS e ao longo de sua vida ela tem que superar todos os problemas que essa doença causa.O livro retrata muito a realidade que a pessoas sofre quando se tem a doença e a coisa que mais prevalece diante disso tudo é o preconceito que as pessoas tem com outras que possuem a AIDS
ResponderExcluir-=-Vinicius 33
-=-802
A coragem e sua luta da autora, Valéria Polizzi, acabaram por torná-la um símbolo de sobrevivência para os portadores do temido vírus HIV. Em forma de diário, em tom coloquial próprio dos jovens, Valéria relata com bom humor e descontração as suas vivências com os amigos, os namoros, o despertar da sexualidade, a angústia diante dos exames e muitas outras coisas que atormentam qualquer adolescente. O livro é o testemunho vivaz de uma adolescente com sólida formação educacional e familiar que por um desses descuidos cuja razão jamais se alcançará completamente, mantém uma relação sexual sem a utilização do preservativo. Com uma linguagem informal, ela consegue interagir bastante com os jovens e até mesmo encorajar pessoas que passam pela mesma coisa a pedir ajuda. Alèm de compreender a realidade de uma pessoa com AIDS e suas dificuldades que vão muito além da doença. Vemos o preconceito que essas pessoas com a doença sofriam e também conseguimos perceber que , graças a inovação da tecnologia, hoje existem muitos tratamentos diferentes para a doença, e que a pessoa doente pode levar uma vida normal e feliz. Além da doença o livro é permeado por momentos reflexivos , o que o torna ainda mais especial. Gostei muito de ler o livro
ResponderExcluirNOME: Maria Eduarda Vieira Lopes
NUMERO: 26
TURMA: 802
O LIVRO NOS MOSTRA QUE APOS O DIAGNOSTICO DO VIRUS DA AIDS AINDA A VIDA E FELICIDADE.O LIVRO E BEM INTERESSANTE POIS MOSTRA O PRECONCEITO QUE AS PESSOAS TEM A ESSE ASSUNTO E COMO OS PORTADORES DO VIRUS HIV VIVEM COM ELA.
ResponderExcluirVITOR GONÇALVES
TURMA;801
NUMERO:30
Muito bom,Gostei do livro que retrata a vida de uma pessoa com dst.Gostei tambem da forma como foi retratado que "Você pode mudar"
ResponderExcluirPedro Furbino 802 n:27
O livro contribuiu bastante para a formação de uma nova ideia sobre o que realmente é a Aids, pois além de ser uma historia real, nos mostra o preconceito sofrido pelos portadores e os conceitos absurdos da sociedade.
ResponderExcluirAlém de nos ensinar a maneira de previnir da doença de uma maneira simples e divertida, Valéria fala como nunca desistir dos seus objetivos mesmo com todas as pedras no caminho.
Júlia Del Piero Gama, 13-802 (entrei pelo email da escola pois não tenho um)
O livro "Depois daquela viagem" é um livro muito interessante, pois aborda a verdadeira realidade das pessoas portadoras do vírus HIV.
ResponderExcluirConta a história de Valéria Polizzi, uma garota que contraiu AIDS do seu primeiro namorado aos 16 anos. Temia o preconceito, pois a doença foi contraída nos anos 80, uma época em que AIDS era considerada algo que apenas homossexuais tinham.
Também é retratado principalmente a importância da conscientização da prevenção da AIDS.A autora cita com muita frequencia o arrependimento de seus atos.
O mais inspirador do livro é o fato de ser uma biografia, uma história real, de superação, em que Valéria pensou em desistir de tudo, mas conseguiu superar com o apoio de sua família.
Recomendo o livro a todos, é uma história realmente incrível
Clara Sander
Número 4
802
Na minha opinião, Depois Daquela Viagem foi uma obra muito boa de se ler, e nos mostra como é a vida de uma pessoa que é HIV positivo, ou popurlamente falando, tem a doença da AIDS. E no livro, ela conta como o conceito da AIDS foi mudando através dos anos, porque antigamente, eles consideravam a AIDS como uma doença que eram só os homosexuais que a pegavam, mas hoje, o conceito da AIDS é totalmente diferente, e eu achei super bacana ela ter relatado isso no livro, pois assim, podemos abrir a nossa mente para sabermos do que realmente se trata a AIDS. E ela também relata que ela já pensou em desistir várias vezes, mas que ela deu a volta por cima, e eu acho que ela deveria servir de inspiração para quem tem a doença.
ResponderExcluirUm ótimo livro, todos deveriam ler!
Laura Moreira Gomes
Número 15 - 802 (coloquei no email dela pois não estava conseguindo entrar no meu, e o dela já era uma opção aqui)
Gostei muito do livro "Depois daquela viagem", retrata a emocionante história de uma portadora do vírus da AIDS. A autora consegue narrar de uma maneira que nos faz sentir como se estivéssemos no seu lugar, sentindo dores e sensações que ela passou, mas também sentindo a alegria de cada uma de suas conquistas, e tudo isso retratado com uma linguagem bem informal.Além disso o livro também é uma conscientização pois nele podemos perceber como é a vida de portador de AIDS e isso faz com que tenhamos consciência para futuramente tomar cuidados e corretas decisões. Recomendo ele a todas os jovens!
ResponderExcluirNome: Ynah R. Boaventura -34
Turma:802
Achei muito interessante o livro "Depois daquela viagem",retrata a realidade do nosso país. E..... É isso! Também nos ajuda a compreender melhor a importancia de previnir AIDS. Foi incrível como a autora conseguiu mostrar a superação de todos os problemas que a menina tinha. Muito bom esse LIVRO!!!
ResponderExcluirNome: Breno Erick
Numero: 4
Turma 801
Achei esse livro muito bom, pois para aquelas pessoas que possuem a AIDS, esse livro foi como uma inspiração a elas, ja que o livro às ensinam a não desistir
ResponderExcluirValéria tevês suas dificuldades sim, mas sempre seguiu em frente, e isso foi a inspiração que as pessoas teve.
Gostei muito do livro, ele deixa um aviso para as pessoas que não possui a AIDS e deixa uma força e uma ajuda para quem possui .
Maceline 802
O livro é muito interessante pois mostra um caso real e também demonstras os cuidados e consequências que devemos ter. O livro traz uma linguagem bem legal. Adorei ler o livro pois nos ensinava e nos divertia ao mesmo tempo e acho que o trabalho com este livro deve continuar com os próximos alunos.
ResponderExcluir--Murilo 25
--801
Amei esse livro, ele nos ensina bastante coisa, pois para aquelas pessoas que possuem a AIDS, esse livro foi como uma inspiração a elas, ja que o livro às ensinam a não desistir.
ResponderExcluirValéria tevês suas dificuldades, mas ela se superou e hoje mostra a todos como é importante ter cuidado com nosso corpo, e com nossas relações sexuais. Gostei de verdade desse livro!!
Isadora Souto
801
Nº 32
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO livro "Depois Daquela Viagem" é um livro extramamente interessante e indicado para os adolescentes, pois aborda a superação e a realidade das pessoas que possuem o vírus HIV, ou como popurlamente chamamos:AIDS. Retrata a história de Valéria Polizzi, uma adolescente que aos 16 anos contraiu AIDS do seu primeiro namorado. Nos anos 80 o preconceito pela doença era grande, pois considerava que somente os homossexuais poderiam contrair a doença. O livro é bastante inspirador, pois conscientiza os jovens à prevenção da AIDS, e também a luta da autora nos mostra que mesmo nos momentos difíceis podemos alcançar nossos objetivos. Valéria usa uma liguagem informal, uma biografia narrada em forma de diário, nisso temos a sensação de estarmos passando por tudo que ela passou tanto nos momentos difíceis, quanto nos de superação. Recomendo o livro para todos, mas em especial aos jovens, é realmente muito bom.
ResponderExcluirLara Barros(19)
801
Gostei muito do livro pois conta a história de Valéria que foi contaminada pelo HIV por seu namorado, quando ainda era adolescente. Ela conta como isso aconteceu, o que mudou em sua vida e como ela enfrenta esse problema, isso serve de influência para muitas pessoas.
ResponderExcluirGabriela Abelha
Turma:801
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu achei o livro muito bom,quando comecei a ler li todos os dias,achei legal o fato dela falar como enfrentou o problema e também aborda a verdadeira realidade das pessoas portadoras do vírus da AIDS , e mesmo ainda tendo muitas pessoas com muito preconceito contra quem tem AIDS ela publicou o seu livro falando da sua historia sem medo algum e eu achei isso legal
ResponderExcluirMarcus Andrade Rosado
turma 802
numero 23
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu achei muito importante o livro pois retrata a vida de Valéria que sofria com a doença AIDS.. E hoje em dia é bom os adolescentes e jovens saberem mais sobre a doença AIDS.. O livro não é só legal também é interessante para as pessoas ter uma curiosidade.O livro Depois daquela viagem está despertando sobre a doença AIDS que se não prevenir igual a Valéria a pessoa fica com essa doença ! Então eu não so gostei do livro como amei ele.. Ele trouxe pra mim uma curiosidade e importância da prevenção da doença AIDS
ResponderExcluirAchei esse livro muito interessante, pois fala de uma maneira mais descontraída sobre um assunto muito importante: AIDS. Achei muito interessante a maneira como a personagem Valéria lida com essa situação que ela está passando e como ela consegue lidar com o grande preconceito das pessoas em relação a isso. Recomendo que todos adolecentes leiam para que fiquemos mais informados, saibamos nos previnir e não tenhamos, como muitas outras pessoas, preconceito sobre esse assunto.
ResponderExcluirLetícia Braga
Turma 802, num 17
É um dos livros mais bonitos que li: triste, forte, cheio de sentimentos, um livro que faz o leitor refletir sobre muitas coisas, como preconceitos, amizade, o jeito com que levamos nossas vidas - e até se estamos fazendo a coisa certa, dando o devido valor às coisas realmente importantes.
ResponderExcluirRayssa Silva
801
N:28
O livro relata um assunto importante (problema), que já acorreu na vida de uma pessoa, mostrando a importância de combater e prevenir essa doença (AIDS) que já causou e causa muitos problemas na sociedade.
ResponderExcluirE por isso que devemos sempre nos prevenir desde cedo.
Aluno: Diego B. Pacini N: 7 Turma:802
O livro relata um assunto importante (problema), que já acorreu na vida de uma pessoa, mostrando a importância de combater e prevenir essa doença (AIDS) que já causou e causa muitos problemas na sociedade.
ResponderExcluirE por isso que devemos sempre nos prevenir desde cedo.
Aluno: Diego B. Pacini N: 7 Turma:802
O livro relata um assunto importante (problema), que já acorreu na vida de uma pessoa, mostrando a importância de combater e prevenir essa doença (AIDS) que já causou e causa muitos problemas na sociedade.
ResponderExcluirE por isso que devemos sempre nos prevenir desde cedo.
Aluno: Diego B. Pacini N: 7 Turma:802
O livro "Depois daquela viagem" é realmente muito interessante, principalmente por ser trabalhado nesta fase da vida, de várias mudanças e evoluções.É necessário trabalhar este tipo de assunto em sala não somente pelo conteúdo escolar, mais pela própria prevenção e conscientização. Nos últimos anos este problema da AIDS vem se espalhando e ganhado uma proporção significativa de casos.
ResponderExcluirNo livro é abordado este mesmo tema de conscientização, de uma forma mais descontraída para que seja de fácil acesso aos adolescentes, que na maioria das vezes se sentem envergonhados ou constrangidos em falar deste tipo de coisa, no livro ela consegue transmitir uma mensagem incrível, através de seu relato, demonstrando através de uma experiência própria. Sintetizando tudo isso é possível notar que é uma obra maravilhosa, e que ajuda os adolescentes a se capacitarem a enfrentar as dificuldades que a vida impõe.
Ariana Chaves
Número: 2
Turma: 801
Não sou muito fã da leitura, mas realmente esse livro me interessou bastante, por falar de um assunto em que muitas pessoas não teriam a coragem de falar como Valéria.
ResponderExcluirGostei bastante, me interessei muito, ainda mais por relatar uma fase em que ainda vou passar (adolescência)... Eu achei super legal da parte da Isabella e da Adriana por trabalhar esse livro com a gente, pois a doença em que Valéria adquire, qualquer um de nós do 8º ano pode pegar, é bom a gente saber sobre isso, até para nos previnir e tomar um cuidado maior.
Fiquei muito emocionada quanto a história, como ela enfrenta a doença recebendo muita ajuda, superando o medo de que pessoas tenham algo contra ela ao saber do que ela tem, e superando a vontade de desistir da vida, tendo sempre esperança para enfrentar esse vírus da Aids.
Agradeço pela oportunidade da leitura, e de aprofundar sobre o assunto com a palestra dada pra gente no dia do simulado.
Queria que outras escolas pudessem ter essa mesma oportunidade que tivemos, pela conscientização e também ajudando na prevenção. É realmente muito importante!
Julia Ramalho
n° 14
turma: 802
O livro "Depois daquela viagem" no começo pode não chamar muita atenção por ser de cara um pouco "assustador",pois aborda um assunto que mesmo hoje em dia não muito falado e discutido,o livro por tratar desse assunto é bastante interessante,pois além dos supostos leitores serem adolescentes que se interessam pelo assunto,fala sobre aquilo que muitas vezes a sociedade não fala.Achei muito interessante o modo que a Valeria fala sobre o assunto dando seu próprio relato,que quando iniciou sua vida sexual não sabia muito do assunto e acabou não se prevenindo sendo contaminada assim pelo o vírus HIV,AIDS.
ResponderExcluirDebora Dantas Dias
n 06
Turma:802
O livro é interessante, pois retrata a vida da Valéria, que é HIV postivo. Ele mostra como é a vida de quem tem AIDS e como isso muda na vida nas pessoas, mas também mostra a superação de quem tem o vírus. É uma ótima ideia estudar o livro com os alunos, pois é sempre bom se conscientizar sobre a prevenção da AIDS e HIV. O livro é muito bom, e espero que a escola trabalhe mais sobre o tema para outras turmas.
ResponderExcluirDaniel Aguiar - N°05 - 802
O livro fala da história de Valeria, que é uma pessoa que possui o vírus da AIDS. Muitas pessoas tem medo de falar sobre esse assunto e até nos dias de hoje a AIDS é muito discriminada.
ResponderExcluirAchei uma brilhante ideia de recomendar esse livro para nós, pois é bom colocar na mente que o vírus da AIDS não é brincadeira, e tambem informar que todas as vezes que fomos fazer uma relação sexual devemos usar proteção.O livro é baseado em fatos reais,ou seja, há a probabilidade de acontecer com você tambem. TOME CUIDADO!!
Guilherme Mota - 801 - n13
Na minha opinião esse livro contribui muito socialmente para a concientização de uma sociedade igual a nossa cujo a média de idade que começa a ter relações sexuais é em torno dos 13 anos que é a nossa idade também, então ajuda a todos nós e a todos que leem saber como é ruim ter esse vírus e por que não se precaver? então acaba que a gente se concientiza pelo medo de ter essa doença que a autora retrata muito bem como é desagradável ter e que pode ser previnido por muito pouco , além do livro ser muito legal por que também é passado pra o leitor uma historia com romances , depedidas , abraços , beijos toda aquela historia que um típico adolescente gosta (que é o publico alvo deste livro) , o primeiro livro que me prendeu para chegar ate o fim,gostei muito recomendei para um monte de amigos.
ResponderExcluirGostei da iniciativa da escola para tentar se abrir um pouco sobre esse assunto que ainda sim tem um grande tabu para ser falado abertamente e que sendo muito bom para que outras pessoas não cometam o mesmo erro da Valéria e o seu namorado da época.
Bernardo Rocha Valladão-02
802