Loading...

Dia nacional do livro infantil






Você sabia que, hoje, dia 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil?
A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil e que nasceu nesse dia, no ano de 1882.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano da criação da  Lei 10.402/02, que  registra a data de nascimento de Monteiro Lobato, como o dia oficial da literatura infanto-juvenil. Isso aconteceu porque mais da metade de seus livros era dedicada a esse público.

Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens: Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros.



Eles foram, posteriormente,  eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir, nas histórias para as crianças e os jovens, elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega.

Para matar a saudade, segue um episódio do Sítio do Pica-Pau Amarelo para você assistir e se divertir.



                                      Clique aqui

                                  
            (Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm)



Notícias 5676009948322380825

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Notícias por E-mail